Facebook

Sinergias

 

Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver – uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade. (Boff, 1999)

 

Atualmente a vida quotidiana dos idosos institucionalizados não se limita somente à satisfação das suas necessidades básicas mas também pela valorização de cada idoso na sua essência, com todos os seus desejos e anseios respeitados e assegurados.

A instituição tem realizado boas sinergias entre si e todos os colaboradores da mesma laboram em prol do mesmo objetivo comum, o bem-estar da pessoa idosa e a segurança dos familiares no que diz respeito ao idoso que se encontra institucionalizado.

 

 

A importância da Animação Sociocultural

A Animação Sociocultural, numa perspetiva educacional, pretende-se continuar a assegurar um acompanhamento adequado às necessidades dos idosos residentes em Lar, de forma a promover estratégias facilitadoras de um processo de envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva, física e social. Desta forma, e tendo como a principal ferramenta a Animação, continuaremos a prosseguir o objetivo primordial de prevenir e retardar as dificuldades características desta faixa etária bem como explorar e incentivar as potencialidades e assim promover o bem-estar psicológico e social dos idosos.

Objetivos específicos das atividades

 

Atividades cognitivas e Jogos de estimulação cognitiva

O objetivo dos jogos / atividades de estimulação cognitiva melhoram o desempenho da atividade cerebral, retardam os efeitos da perda de memória, da acuidade e velocidade percetiva bem como a prevenção do surgimento de doenças degenerativas. Esta atividade será desenvolvida através de atividades de estimulação cognitiva, com a implementação de programas devidamente testados e validados com um rigor científico e que comportam as Operações Aritméticas Simples, Jogo das Diferenças, Jogo do Labirinto, Jogo de Memória, Sopa de Letras, Puzzles e Dominó.

 

 

Programa de Reabilitação

A reabilitação é o processo destinado a restabelecer as funções do paciente prejudicadas por doenças, acidentes ou outros eventos. Para se ter uma ideia da sua importância, a reabilitação ajuda os pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral a recuperar-se de sequelas. Além disso, confere mais equilíbrio e autonomia a pessoas com problemas ortopédicos, diminuindo o risco de quedas, aumentando a sua autoconfiança e melhorando a sua qualidade de vida.

Os tratamentos são adaptados a cada utente e agrupados conforme a dependência, de acordo com plano individual.

 

Expressão Plástica

As atividades de expressão plástica permitem ao utente exprimir-se, desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade através das várias formas de expressão, desenvolver a motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psico-motora. Ao realizarem estas atividades evitam o isolamento, desenvolvem o sentido crítico e a criatividade.

 

Dança/Baile 

Esta atividade será desenvolvida através de organização de uma tarde de música, onde os utentes poderão cantar canções da sua época e assim relembrar velhos tempos.

 

Passeio Jardim / exterior

Pretende-se promover momentos de lazer e de conhecimento aos utentes e incentivar a prática da atividade física.